IP apoia a divulgação da Exposição "O que faz Falta. 50 Anos de Arquitetura Portuguesa em Democracia"

Cultura e Lazer
  • xposição "O que faz Falta. 50 Anos de Arquitetura Portuguesa em Democracia"

A IP associa-se à Casa da Arquitectura, na divulgação da Exposição "O que faz Falta. 50 Anos de Arquitetura Portuguesa em Democracia".

A Casa da Arquitectura inaugura a 25 de outubro, a Exposição "O que faz Falta. 50 Anos de Arquitetura Portuguesa em Democracia", com curadoria de Jorge Figueira (coordenação) e Ana Neiva (curadoria-adjunta).
 
Esta exposição, conta com o apoio da Infraestrutura de Portugal através da divulgação na rede de mupis nas estações ferroviárias e tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e integra o Programa Oficial das celebrações do cinquentenário do 25 de abril, representa o tributo da Casa da Arquitectura ao trabalho e aos arquitetos que, logo a seguir à Revolução e nos anos subsequentes, não só consolidaram o Direito à Habitação, como foram embaixadores da arquitetura portuguesa dentro e fora de portas. A exposição estará organizada em 5 momentos diferentes: Revolução (74-83), Europa (84-93), Fin-de-Siécle (94-03), Troika (04-13) e Wi-fi (14-23). 

O título da exposição presta homenagem a uma das figuras de abril, José Afonso, e à canção “O que faz falta”, do álbum Coro dos Tribunais, lançado em 1974.

Nas palavras dos curadores, “o objetivo geral da exposição é o de estabelecer uma leitura panorâmica da produção arquitetónica entre a Revolução de Abril 1974 e os dias de hoje (2024), revelando como a arquitetura foi, e é, simultaneamente reflexo e incentivo do regime democrático em Portugal. Nesse sentido, os projetos selecionados refletem os modos como a arquitetura concretizou programas públicos vários, considerando a diversidade geográfica do país, continental e insular, e a contribuição de arquitetas e arquitetos de diferentes backgrounds e gerações.”

A exposição “O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia” é extraída da coleção “50 anos de Arquitetura Contemporânea Portuguesa”, um acervo criado pela Casa da Arquitectura que faz a leitura da produção de arquitetura em período democrático, com o objetivo de ser criada uma coleção de recorte territorial e temporal. 

Embora se debruce sobre o legado dos últimos 50 anos, a exposição vai para além da memória, apontando caminhos para o futuro, questionando o que Faz Falta, sendo também acompanhado por um programa paralelo com iniciativas para vários públicos.

25/10/2024 a 07/09/2025

10h00 - 18h00

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura • Matosinhos